segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Modernidade

Esclarecimento significa a saída do homem de sua minoridade, pela qual ele próprio é responsável. A minoridade é a incapacidade de se servir de seu próprio entendimento sem a tutela de outro. É a si próprio que se deve atribuir essa minoridade, uma vez que ela não resulta de uma falta de entendimento, mas da falta de resolução e da coragem necessárias para utilizar seu entendimento sem a tutela de outro. Sapere aude! Tenha a coragem de te servir de teu próprio entendimento, este é o lema do Esclarecimento.
A preguiça e a covardia são as principais causas pelas quais uma parte tão grande dos homens, há muito tempo já libertos pela natureza de toda tutela alheia, satisfazem-se em permanecer por toda sua vida menores; e é por isto que é tão fácil que outros assumam o papel de seus tutores. (...)”

Resposta à Pergunta: O que é o Esclarecimento? (Kant)
















"Quem não quer pensar é fanático; quem não pode pensar é idiota;
quem não ousa pensar é covarde"

Francis Bacon

2 comentários:

  1. http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&client=firefox-a&hs=rrM&rls=org.mozilla%3Apt-BR%3Aofficial&q=E+os+homens%3F+Est%C3%A3o+se+mostrando+confusos+e+impotentes+e%2C+segundo+o+destacado+psicanalista+alem%C3%A3o+Richter%2C+se+fizeram+v%C3%ADtimas+do+%E2%80%9Ccomplexo+de+deuses%E2%80%9D.+Atribu%C3%ADram-se+tarefas+divinas%3A+dominar+a+natureza%2C+organizar+toda+a+vida%2C+conquistar+os+espa%C3%A7os+exteriores+e+remodelar+a+humanidade.+Objetivos+desmedidos.+A+excessiva+arrog%C3%A2ncia%2C+que+os+gregos+chamavam+de+hybris+e+castigavam+com+a+morte%2C+os+derrotou.&aq=f&aqi=&aql=&oq=&gs_rfai=

    ResponderExcluir
  2. E os homens? Estão se mostrando confusos e impotentes e, segundo o destacado psicanalista alemão Richter, se fizeram vítimas do “complexo de deuses”. Atribuíram-se tarefas divinas: dominar a natureza, organizar toda a vida, conquistar os espaços exteriores e remodelar a humanidade. Objetivos desmedidos. A excessiva arrogância, que os gregos chamavam de hybris e castigavam com a morte, os derrotou.

    ResponderExcluir