quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

da série "pedagogia da ratoeira"



'os alunos esperam por uma figura de autoridade, pois é com ela que estão psicologicamente programados a interagir. (...) a escola tem essa funçao: ensinar a obedecer. domesticar e treinar. (...) um servo não se assumiria como servo se não tivesse sido ensinado que o que lhe cabe é servir. (...) no caso do sonho de mobilidade capitalista, servir sadisticamente com o desejo de um dia (após seu esforço pessoal, motivação e empreendedorismo serem reconhecidos e premiados) também dominar, também ser servido pelos considerados inferiores. (...) a ideia de igualdade em geral é tida como "estranha", algo como uma anomalia social. (...) a ideia de necessariamente existir dominantes e dominados está amplamente naturalizada. (...) relações de colaboração alheias à competição e ao exibicionismo são vistas desconfiadamente como falsas, humanamente inviáveis ou no melhor dos casos extremamente restritas.'




laresistance

http://organismo.art.br/blog/?cat=75