terça-feira, 21 de setembro de 2010

III Olimpíada de Filosofia
do Rio Grande do Sul

- Edição 2010 -

As Olimpíadas de Filosofia consistem na realização de atividades didáticas de cunho filosófico a partir de um tema geral, nas escolas e também em evento estadual. O tema da III Olimpíada de Filosofia do Rio Grande do Sul, a realizar-se em 2010, é:

É preciso saber viver?
O que precisamos para cuidar da vida?

A III Olimpíada de Filosofia do Rio Grande do Sul destina-se a estudantes do Ensino Infantil, Fundamental e Médio, e abrange todo o Estado do Rio Grande do Sul. As Atividades Pré-Olímpicas, realizadas nas escolas em preparação ao evento Olímpico, serão coordenadas pelos respectivos educadores das escolas participantes.

Leia mais informações sobre a Olimpíada ou acesse o regulamento.


segunda-feira, 20 de setembro de 2010

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

o que, quem, onde, quando, por que

Modernidade

Esclarecimento significa a saída do homem de sua minoridade, pela qual ele próprio é responsável. A minoridade é a incapacidade de se servir de seu próprio entendimento sem a tutela de outro. É a si próprio que se deve atribuir essa minoridade, uma vez que ela não resulta de uma falta de entendimento, mas da falta de resolução e da coragem necessárias para utilizar seu entendimento sem a tutela de outro. Sapere aude! Tenha a coragem de te servir de teu próprio entendimento, este é o lema do Esclarecimento.
A preguiça e a covardia são as principais causas pelas quais uma parte tão grande dos homens, há muito tempo já libertos pela natureza de toda tutela alheia, satisfazem-se em permanecer por toda sua vida menores; e é por isto que é tão fácil que outros assumam o papel de seus tutores. (...)”

Resposta à Pergunta: O que é o Esclarecimento? (Kant)
















"Quem não quer pensar é fanático; quem não pode pensar é idiota;
quem não ousa pensar é covarde"

Francis Bacon